Uma das várias esculturas da série "Yuanyan", 2003. |
Pouco se sabe sobre o artista Johnson Tsang, ou simplesmente Tsang-Cheung Shing na internet, seja qual for o idioma. Porém, este Mestre de Hong Kong da escultura em porcelana nos mostra com precisão a arte de congelar o movimento com maestria surpreendente.
"Conversion", 2004. |
Raras são as vezes que pude admirar esculturas que representassem de forma tão impressionante o movimento de forma estática, em específico a modelagem de líquidos. Um exemplo que a maioria conhece é a escultura “Alegoria da República” de Luiz Brizzolara, localizada na Praça Ramos de Azevedo, no coração da cidade de São Paulo (popularmente chamada de “Fonte dos Desejos”, que merece post à parte): o tropel de cavalos realmente dá a ilusão de que a composição está se projetando para fora da parede em direção à praça, numa perfeita construção de linhas em movimento.
"Splash of Wonder", 2011. |
Mas Mestre Shing vai mais além. Além de construir as linhas sobre o estado elemental mais difícil de ser representado de forma estática - o líquido - em séries como "Open Minds" ele dá a ilusão de maciez e plasticidade até nos material mais rígidos, tais como aço inox, porcelana e vidro.
"Open Mind II", 2016. |
"Open Mind V", 2016. |
"A Painful Pot", 2013. |
A peça em cerâmica mais popular, conhecida como “Coffee Kiss”, é chamada de Yuanyang II, é uma das coleções do Hong Kong Museum of Art e agora é exibindo no saguão central do Aeroporto Internacional de Hong Kong (HKIA).
"Yuanyang II" ou "Coffee Kiss", 2003. |
Mais deste maravilhoso artista pode ser visto em seu website, em sua galeria Artsy e em sua página no Facebook.
Deixe seu comentário! Críticas construtivas e sugestões são muito bem vindas. ConversionConversion EmoticonEmoticon