Bluetooth: Configurando o Broadcom USB Dongle 2045A no Windows

Este tutorial foi escrito originalmente em inglês, e o encontrei a custo no ano passado depois de garimpar bastante pela net, traduzido por mim e testado, positivo e operante em Windows XP, Vista e Win 7.

O cacete interessante é que não há versões dele em português, o que exaspera os moderas de fóruns de hardware - a maioria se cadastra só pra perguntar sobre isso e some. Quando não, depois de tentar debilmente baixar todos os drivers disponíveis (como eu fiz), há o risco de comprar o driver bugado e ele não funcionar (eu não comprei nem ferrando, mas o risco é potencial), pois os free disponíveis dificilmente funcionam.

Isso acontece porque a maioria aparece no Gerenciador de Dispositivos do Windows como BCM2033. Na maioria das vezes, não adianta atualizar o software do Bluetooth, porque o Win está configurado para outro tipo de dispositivo - sei lá por que cargas d'agua a Microsoft ainda não criou uma solução para que o OS reconheça todos os tipos de dispositivos. Viva a Democracia, hein, tio Gates?

Resultado: o cara paga, vá lá, R$ 30 ou R$60 reais num dispositivo sem CD nem driver, feito na China e que não funciona. Raiva. Logro. Desespero. Resignação. Que inferno. Como fazer essa porcaria funcionar pra eu descarregar as fotos do meu celular?

Precisamos reconfigurar o ID. Se seguir todos esses passos, vai dar tudo certo gafanhoto. É só ter calma e ler com atenção.

1. Conecte o dispositivo ao computador normalmente, na porta USB. O Win dirá que a tentativa de instalação do novo hardware via plug-and-play falhou, e  que nem mesmo o Windows Update pode resolvê-lo. Isso é típico do Windows, ele não tem os drivers necessários para este dispositivo especial BCM2045A Broadcom.
 
2. Agora, clique com o botão direito em Meu Computador e clique Gerenciar. Na janela que aparecer, clique em Gerenciador de Dispositivos no lado esquerdo do painel: você verá ali 'BCM2045A' escrito em "Outros Dispositivos". Sobre ele, clique com o botão direito do mouse, e clique em Propriedades. Vá até a aba detalhes e do menu suspenso que aparece, selecione  o Hardware ID. Você deverá ver duas linhas que se assemelham a seguir:

USBVID_0A5C&PID_2045&REV_0112

USBVID_0A5C&PID_2045 

Copie apenas a segunda linha (sem o REV_0112), seja ela igual ao que aparece aqui ou não. Isso é importante, pois nem todos os dispositivos têm exatamente este mesmo ID! Sugiro colar também em um bloco de notas e minimizar, só para checar isso posteriormente.

Post Editado em 21/07/12: Para algumas versões do Win 7 que receberam alguns patches e atualizações, o dispositivo não será detectável no Gerenciador de Dispositivos como indicado acima. Você encontrará essas informações em Iniciar > Dispositivos e Impressoras. Lá, o danadinho do dispositivo estará visível, e clicando com o botão direito, clique em 'configurações de bluetooth'. Siga este passo a passo deste print, e daí para frente, é igual.



3. Agora vá para Meu Computador e, no diretório do Windows, entre no diretório diretório chamado INF (ou inf) e localize o arquivo bth.ini nele (faça um backup deste arquivo antes de altera-lo! Aqui eu copiei e colei na minha desktop, por precaução). Abra o arquivo bth.ini com seu editor de texto preferido (eu prefiro o Bloco de Notas), e encontrar a linha chamada "Device section - Start" nela.





Localize o nome "Broadcom", e sob ela, você verá uma ID de dispositivo BCM2033 ou então com um ID de hardware diferente. Basta substituir o 2033 com um 2045A e o 2033 na linha de identificação de hardware (algo como "transceptor = BthUsb, USBVID_0A5C & PID_2033") com 2045 no lugar de 2033. Senão, basta apagar a linha USB / VID e cole o que você tinha anteriormente copiado para o clipboard. Salve o arquivo e saia.

Nesta etapa é importante ter muita atenção, justamente pelo motivo explicado no item 2: nem todos os dispositivos têm a ID igual ao apresentado neste tutorial (o meu Bluetooth, por exemplo, não se chama 2045, mas 2100). Faça as alterações no arquivo de acordo com o ID que o Gerenciador de Dispositivos lhe indicou, e que você inteligentemente copiou no Bloco de Notas e deixou minimizado fffuuu... 

Detalhe: o Win não deixará salvar o arquivo no diretório "ini", por ser uma pasta do sistema. Você pode apelar pra gambiarra: salve o arquivo alterado na sua desktop com um outro nome (por exemplo, 1bht.ini). Copie este arquivo e cole no diretório "ini", e delete o bht.ini original (backup, pelamordedeus!). Vai sobrar o arquivo que você colou - renomeie-o para bht.ini.


4. Agora vem a parte chata, e que requer mais atenção ainda. Reconecte o dispositivo e vá para o Gerenciador de Dispositivos novamente, através de Meu Computador > Gerenciar. Encontre o BCM2045A (ou o ID do seu dispositivo) e clique com o botão direito direito > Atualizar driver. Quando o Windows oferecer a busca por drivers para o 2045A, peça para ele te mostrar uma lista de hardwares conhecidos para escolher manualmente. Na janela que irá se abrir, há um detalhe a ser considerado: desmarque a caixa "Mostrar hardware compatível", senão as opções que precisa não aparecerão. Procure do lado esquerdo por "Broadcom". Do lado direito, aparecerão algumas opções: escolha aquele que tem 2045A ou o nome do seu dispositivo. Pode também acontecer de ainda aparecer como 2033: pode selecionar sem medo, e clique em "Avançar". O dispositivo será encontrado, instalado e configurado automaticamente.

Voilá! Agora o led do dispositivo irá piscar, indicando que está ativo. Qualquer dispositivo que você tente conectar via Bluetooth no seu PC agora irá funcionar perfeitamente! Tenho aqui a interface para Nokia PC Suite, e consigo descarregar e subir arquivos no meu Nokia 5000 numa boa.


Esse texto foi originalmente publicado pelo site http://www.harshj.com
Foto do thumbnail: John Gardiner by Stock.xchng.hu.

 


Próximo
« Prev Post
Anterior
Next Post »

Deixe seu comentário! Críticas construtivas e sugestões são muito bem vindas. ConversionConversion EmoticonEmoticon