Ponteira para caneta de tablet: quando acaba...



... acaba o seu sossego também. Quem trabalha com mesa digitalizadora 24h por dia sabe.

EDIT: EITA! A postagem tá rendendo! Fico feliz que ilustradores, designers e usuários de tablets Wacom estejam apreciando este tutorial. Falha nossa: muita gente perguntou onde encontrar fio de nylon pra roçadeira, e realmente me esqueci de citar. Roçadeira serve pra cortar grama, certo? Então você irá encontrar facilmente em lojas de produtos agrícolas (onde vendem-se sementes, adubos, etc.) ou em casas de venda de ração animal.
Importante: peçam um pedacinho de cada espessura de fio para testar, se for o caso (de uns 4cm dá), ao invés de comprar um rolo inteiro, hein? A ponta dura muito, e você corre o risco de perder todo o rolo, porque o nylon se degrada com o tempo. A não ser que você tenha uma roçadeira para usar todo o fio. =)

Tenho uma Wacom Bamboo Connect, excelente ferramenta de trabalho para colorização digital - há quem sonhe com uma Wacom Cintiq, mas pessoalmente acho um luxo desnecessário. Basta pesquisar os preços, e reconhecer que o mesmo que faz com uma Cintiq, fará com uma Bamboo ou uma Intuos.



Mas o assunto em voga não é este. Quem tem uma Cintiq tem grana o suficiente pra pagar 50 pilas num pacotinho sem vergonha com cinco, CINCO PONTINHAS de reposição: se resolver calcular o frete (sim, pontas só por loja virtual), tentar economiza e pagar por três pacotinhos, sai o preço de uma caneta novinha, e o pior: não são vendidas sem o extrator de pontas. Quem já tem um, vai colecionando... ¬¬

Isso cabe uma observação: em comparação com os modelos antigos, a Wacom melhorou muita coisa na nova Bamboo, mas judiou na textura dos novos modelos: na tentativa de imitar o 'agarre' do papel na caneta, de tão abrasiva literalmente devoram as pontas com farinha. E cá entre nós, designer é uma dureza. Ô raça sem grana. Se isso fosse mentira, não haveriam tantos apelando para a seção gambiarras tutoriais deste blog! XD

Mas, FOCO! Acabaram-se as pontas, tenho de entregar o freela e tô sem grana. E agora?

Esse tutorial para tablets Genius, pescado meio por acaso do blog do grande profissional da ilustração Mozart Couto, caiu do céu. Ele mesmo pondera sobre a desvantagem de se usar pontas gastas na tablet, pois pode arranhá-la de verdade. Duvidei, mas por pura cretinice, eu fiz. Funcionou para a minha Wacom Connect.

Acompanhe abaixo a preserpada:

Material: 
• Alicate de cortar fio;
• Fio de nylon de para roçadeiras de grama de 2mm de diâmetro;
• Uma lixa de unha para acabamento fino;
• Seu extrator de pontas ou uma pinça de sobrancelhas.



Extraia a ponta com cuidado usando o extrator ou a pinça. Ela dá uma resistência, mas puxe com carinho que ela sai. Use a ponta tirada para medir o tanto de fio que irá cortar - corte com cuidado, pois o nylon é chato de cortar e fica achatado. Você também pode cortar com um estilete,  o corte ficará mais limpo e mais fácil de lixar.



Agora o mais importante: paciência. Lixe bem a ponta que irá em contato com a caneta. Se não ficar bem retinha, não terá contato com o circuito interno, e a caneta não funcionará! Lixe bem a outra ponta que irá no contato com a tablet, deixando-a mais arredondada, pois para tablets Wacom, fica mais cômoda para trabalhar e não arranha.



Encaixe a ponta na caneta, e se precisar, dê mais acabamento com cuidado para não arranhar a caneta. Se o fio de nylon for mais fino que a ponta, uma voltinha de durex basta para deixa-la um pouco mais grossa e encaixar na caneta. Voilá! Uma ponta de toque mais macio, e o mais importante: muito mais barata.


Eu fiz, funcionou e vou continuar fazendo! Sintoma de pobreza que nada: quem tentar e der certo, espalhe a ideia! Talvez assim, a Wacom e outros fabricantes baixem os preços, e forcem a venda de ponteiras originais em outros pontos, como papelarias. =)

Baseado no PDF original encontrado em http://blogdodesenhador.blogspot.com.br
Agradecimentos ao mestre Mozart Couto pela dica! 


Próximo
« Prev Post
Anterior
Next Post »

50 comentários

Clique e deixe seus comentários
Anônimo
admin
sexta-feira, 01 março, 2013 ×

kkkkkkkkkk, aderí a idéia! macetinho chegou na hora exata!! Lindo demais!!

Reply
avatar
Unknown
admin
sábado, 15 junho, 2013 ×

Desculpa a pergunta, mas que fio e esse? Para que serve? Procurei na internet e achei como ele é só que não achei para que serve...' $$ Economizar é sempre bom..'

Reply
avatar
domingo, 16 junho, 2013 ×

ホセクレイトン-kun, isso é fio de nylon usado em roçadeiras de grama. Pesquise sobre cortadores de grama com fio de nylon, que você vai achar o que é. Para comprar, vc acha em casas de produtos agrícolas, sabe? Onde vendem-se sementes, adubo...

Reply
avatar
quarta-feira, 17 julho, 2013 ×

@Rafael_tasz, não arranha! Eu já troquei a minha há meses, não ficou gasta e nem arranhou a tablet. Aliás, ela fica ainda mais macia na área de toque. Aprovado!

Reply
avatar
sexta-feira, 30 agosto, 2013 ×

não consegui fazer! a mesa não reconhece o toque! :( pq será?

Reply
avatar
sexta-feira, 30 agosto, 2013 ×

Olá, Charles! Certifique-se de que o corte ficou bem reto (quando a gente corta com o alicate, ele tende a 'morder' o nylon e fazer um dente na ponta) e que lixou bem esse corte antes de inserir na caneta. Se o corte não ficar bem 'limpo' e perfeitamente reto, não dará contato na superfície do circuito interno da caneta, e ela não funcionará.

Tente isso, e se não conseguir, avisa aqui, ok? ^^

Reply
avatar
George
admin
sábado, 25 janeiro, 2014 ×

Olá dica super, hiper, mega útil, se não fosse você eu iria gastar R$ 65,00 reais em 2 pacotinhos em um site que nem sei se é confiável! kkkkkkk! uma duvida o fio tem que ser 2mm? a minha caneta é uma bamboo que acompanha a CTL460L será que funciona?

Reply
avatar
sábado, 25 janeiro, 2014 ×

@George Alan, não tenho certeza se na CTL460L irá funcionar, mas em todo caso, tente! Quando for ao local para comprar o fio (em alguns lugares vende-se de metro), peça um pedacinho pequeno para ver se serve. Observação: esse 'pedacinho' normalmente dá e sobra pra tu fazer uma ponta que irá durar meses. =D

Reply
avatar
Anônimo
admin
sexta-feira, 28 fevereiro, 2014 ×

Acabei de comprar uma wacom intuos e não vieram as "três pontinhas" de brinde... Já estava desanimando qdo achei seu blog. É claro que vou tentar, né? totalmente agradecida!
cassia

Reply
avatar
Unknown
admin
quinta-feira, 13 março, 2014 ×

Serve se for de 1,6mm ?

Reply
avatar
Anônimo
admin
sexta-feira, 14 março, 2014 ×

2mm não é muito grosso? eu vi um tutorial dizendo que era 1,65mm e aqui em casa tinha um fio de 1,80mm que ficou muito grosso... aí compreio um de 1,60mm (porque não achei de jeito maneira o de 1,65mm) e também não funcionou, ficou frouxo. Não sei mais o que fazer, eu tenho uma wacom intuos pen simples, ajuda? =/

Reply
avatar
sexta-feira, 14 março, 2014 ×

@Lucas Lacerda, peça um pedacinho de amostra antes de comprar e teste! Vai que dá certo, né? Se funcionar, por favor, não deixe de avisar a gente. =)

@Anônimo, se em todo o caso você não conseguir com nylon de roçadeira, tente com aquelas pazinhas de mexer café, saca? Iguais a essas aqui:
http://www.brumax.com.br/data/brumax/item-image/11595_palheta-para-mexer-cafe-000008446-000008446fk-original_000100261_000100256fk_xlarge.jpg

Um amigo meu fez e funcionou na tablet dele. Apenas te recomendo LIXAR MUITO BEM pra não arranhar a superfície da sua intuos. Seja cuidadoso e boa sorte, tá? ^^

Reply
avatar
Unknown
admin
sexta-feira, 21 março, 2014 ×

Ola boa noite a todos

@Anônimo, realmente a de 2mm deve ser muito grossa mesmo porque eu cheguei a comprar de 1,8mm e ficou grosso.

Dai peguei a de 1,6mm mesmo e deu certo, segui os passos e as dicas da @Izabela Wilson e estou muito satisfeito com o resultado, espero que
você tenha sorte também.

obs: logo de primeira quando coloquei a ponta não tava funcionando, dai eu fiz outro corte mais "reto" com um estilete e deu certo. a minha dica é, faça vários teste q funciona sim.
Muito obrigado ao site e pela dica valiosa @Izabela Wilson :D

Reply
avatar
quinta-feira, 27 março, 2014 ×

Maravilha que tenha dado certo, @Lucas Lacerda! Fico feliz por ter feito uma postagem que tenha sido útil e, por favor, espalhe a ideia a quem precisa.

Só assim, de certa forma, conseguiremos fazer alguma pressão sobre os fabricantes de tablets - e quem sabe, dar a ideia para novas empresas a fabricar essa pecinha valiosa - a pensar mais no consumidor, disponibilizando as pontas em mais lugares e a preços menos extorsivos. Obrigada por postar! =D

Reply
avatar
Unknown
admin
quinta-feira, 03 abril, 2014 ×

Não foi nada :D
vou espalhar para o pessoal da faculdade, pois conheço muitas pessoas que usam também.
obrigado!

Reply
avatar
matheus
admin
quinta-feira, 01 maio, 2014 ×

Obrigado, Izabela e pessoal nos comentários. Estou com uma CTL480L novinha, que também não veio com pontas extras, e em menos de uma semana já estou vendo que em breve precisarei de pontas. Vou testar também. Seria legal organizar as bitolas do nylon pelos modelos. Será que o meu é 1.6? 2? Assim que acabar eu vou tentar!

Reply
avatar
quinta-feira, 01 maio, 2014 ×

Olá, @matheus! Muito interessante a tua dica, irei editar o post incluindo marca, modelo e espessura do fio, isso realmente irá ajudar o pessoal a encontrar o fio correto com mais facilidade.

Por favor, não deixe de avisar se der certo com a de 1.6mm ou de 2mm, e obrigada por postar! =D

Reply
avatar
sábado, 03 maio, 2014 ×

Galera tenho uma CTL470L e deu certo com o fio de 1,6mm
uma dica, depois de lixar a ponta do fio, lixe com uma folha de papel para dar o acabamento e ficar mais macia !!!!!!

Reply
avatar
Anônimo
admin
terça-feira, 10 junho, 2014 ×

Iza valeu na minha deu certo com um fio de 1,6mm eu gastaria uma pequena fortuna se quisesse comprar mais pontas mas agora ta tranquilo obrigada ≧◡≦

Reply
avatar
terça-feira, 10 junho, 2014 ×

De nada! Espalhe a dica! =D

Reply
avatar
Unknown
admin
terça-feira, 15 julho, 2014 ×

Será que pega na caneta da genius? e.e'

Reply
avatar
Unknown
admin
quinta-feira, 24 julho, 2014 ×

aaaa muito obrigadaaaa! *_____* isso caíu como uma luva na minha situação atual: falta de grana, ponta um toquinho, tablet todo arranhado um horror! Muito obrigada mesmo! pq o negócio está feio tbm tenho uma connect vou tentar isso já! :D

Reply
avatar
quarta-feira, 30 julho, 2014 ×

oooowww kra gostei adquiri minha Wacom recentemente e esse post a melhor coisa que vi sobre as mesas! kkkk nunca irei comprar pontas kkkk fuck year)

Reply
avatar
Anônimo
admin
segunda-feira, 08 setembro, 2014 ×

Então... que dica legal =) parabéns... !! (acho que meu último comentário não foi, então, vamos do zero) - Migrei a pouco tempo do papel e caneta 0.4 pra mesa digitalizadora achando que ia durar muuuito mais (soqn), e dps que li esse post fui olhar minha caneta, tava parecendo aquelas agulhas de tatuador, e fui olhar minha mesa, já tinha uns riscados, e vi que minhas pontas não vão durar mesmo, pq minha primeira já foi n tem nem um mês e as pontas são caríssimas, nem sabia q só vendia pela net... essas casas que vc fala são aquelas q vc compra ração pro cachorro ou gato ne? minha mesa é uma intuos pen small ... muitíiisimo obrigado =)

Reply
avatar
Anônimo
admin
segunda-feira, 26 janeiro, 2015 ×

Lixei um palito de dente, ficou melhor que o fio de nylon

Reply
avatar
Unknown
admin
sexta-feira, 06 março, 2015 ×

A de 2mm ficou um pouco grande pra caneta...

Reply
avatar
Anônimo
admin
terça-feira, 11 agosto, 2015 ×

Eu não consegui.Estou tentando há bastante tempo fazer essa caneta e não certo.rsrsrs

Reply
avatar
Anônimo
admin
terça-feira, 11 agosto, 2015 ×

Seria bom se tivesse uma vídeo...ajudaria e muito.

Reply
avatar
sandro
admin
domingo, 13 setembro, 2015 ×

Funciona na caneta da Intuos Pen Small? Na minha veio três pontas mas já vi que não vão durar.

Reply
avatar
sandro
admin
segunda-feira, 05 outubro, 2015 ×

Pra Intuos Pen Small (CTL480) o ideal seria o fio de 1.65mm. Infelizmente não se acha fio dessa espessura no Brasil. O de 1.8 entra mas é grosso. O sensor de pressão não funciona direito. O de 1.6 fica frouxo. Funciona mas fica caindo da caneta. A solução: lixar o corpo do fio de 1.8 até ele encaixar direito ou passar um durex bem fino no fio de 1.6 para ele não ficar saindo.

Mesmo com o trabalho extra, melhor gastar R$ 0,80 em vinte pontas do que R$ 45,00 em três.

Reply
avatar
Dyel
admin
sexta-feira, 11 março, 2016 ×

Eu Tentei aqui em casa e não deu certo...
O fio de Nylon de 2mm não serviu na caneta... ela não entrou no orifício.O diâmetro da ponta original é diferente do diâmetro do fio de nylon!
o meu modelo é um WACOM INTUOS.

Reply
avatar
Helio
admin
sexta-feira, 17 junho, 2016 ×

Outras dicas legais, colocar película de tablet na área de uso ou uma folha de papel, da gramatura de sua preferência. Além de proteger o tablet ainda dá uma sensação de escrever em papel.

Reply
avatar
sábado, 18 junho, 2016 ×

Isso vai depender do modelo da mesa não!? ...

Reply
avatar
Unknown
admin
sábado, 18 junho, 2016 ×

Muito bom! Já tinha visto com pazinha de mexer café, mas esse com fio de nylon parece melhor.

Reply
avatar
roquearts
admin
sábado, 18 junho, 2016 ×

Sensacional! obrigado pro compartilhar

Reply
avatar
sábado, 18 junho, 2016 ×

"Tenho uma Wacom Bamboo Connect, excelente ferramenta de trabalho para colorização digital - há quem sonhe com uma Wacom Cintiq, mas pessoalmente acho um luxo desnecessário. Basta pesquisar os preços, e reconhecer que o mesmo que faz com uma Cintiq, fará com uma Bamboo ou uma Intuos."

eu gosto da cintiq, pra animação é indispensável.
Vc sabe se o truque funciona com cintiqs?

Reply
avatar
Unknown
admin
domingo, 19 junho, 2016 ×

Nas intuos costumam vir várias pontas extra. Já abriu a base da caneta? Geralmente fica la dentro junto com o removedor de pontas.

Reply
avatar
Unknown
admin
terça-feira, 21 junho, 2016 ×

Tenho a Intuos e vem sim com 3 pontas reserva. Há uma abertura atras da tablet (onde está preso o porta-caneta de tecido e parece um compartimento como onde se põe a bateria) na tampinha tem as pintas reservas e sob ela, na tablet, tem um furinho que serve como extrator de pontas :)

Reply
avatar
Frank
admin
quarta-feira, 22 junho, 2016 ×

se a ponta quebrar lá dentro? alguém tem alguma dica???

Reply
avatar
Unknown
admin
sexta-feira, 24 junho, 2016 ×

Ow bonita, você sabe dizer se essa gambiarra funciona pra qualquer tablet ou só wacon e genius? Eu tinha uma genius, mas a pilha estourou dentro da caneta e ta aqui até hoje inutilizada, trocentos anos depois ganhei uma trust, mas a ponta ta quase que no fim da existência.

Reply
avatar
segunda-feira, 27 junho, 2016 ×

Cara, fui testar e me surpreendi. Funciona. Essa dica MUITO BOA, velho. Valeu mesmo e vou passar adiante que vale muito a pena. Obrigado!!

Reply
avatar
3dsMax
admin
quarta-feira, 29 junho, 2016 ×

Show!!!! Na minha mesa eu apliquei uma etiqueta da Pimaco transparente para diminuir o gasto da ponta...tem funcionado bem...agora com essa dica ficou foi SHOW

Reply
avatar
venturotti
admin
quarta-feira, 29 junho, 2016 ×

Muito bom!
Vei em boa hora mesmo, acabei de colocar minha última pontinha! E curti bastante a forma que vc escreve! Avante!

Reply
avatar
Carol
admin
sexta-feira, 01 julho, 2016 ×

Só uma dica que me deram pra conservar as pontas originais ou mesmo essa alternativa

Compre uma folha de acetato e recubra a superfície da tablet com ela.

Não atrabalha em nada na sensibilidade da mesa

Desde que comprei minha bamboo connect em 2010 nunca precisei trocar a ponta

Reply
avatar
Anônimo
admin
quarta-feira, 30 novembro, 2016 ×

Essa foi digna de Magaiver; Eu estava procurando meios de economizar com essas pontas e esse foi um dos melhores que eu vi; até eu ler seu tutorial eu nem imaginava que existia algo alternativo pra substituir as pontas da Stylus, que tem o preço absurdo de 50$ por 5 pontas; assim que li o tutorial pesquisei o preço do fio de Fio de nylon (para roçadeiras de grama) na internet e tenho a surpresa de achar o rolo com 15m de fio por 13$ que é um custo beneficio monstro. Obrigado pelo tutorial!

Reply
avatar
quinta-feira, 06 abril, 2017 ×

Pessoal, tenho uma intuos pen small, fui comprar o fio de nylon, e só entrou o de 1.8mm..levem a caneta quando forem comprar pra analisar o tamanho

Reply
avatar
Elson
admin
quinta-feira, 04 maio, 2017 ×

Por enquanto, já testei todas as alternativas, macarrão spaguetti N.05 e nylon de roçadeira e palito de dente. A melhor opção de todas até agora foi palito de dente. Ele é um pouco mais grosso então épreciso lixar o palito até ele ficar um pouco mais fino e a precisão é quase idêntica a das pontas originais. As outras opções anteriores falharam muito.

Reply
avatar
Unknown
admin
domingo, 17 setembro, 2017 ×

palitos de dente acho que pode danificar sua caneta a longo prazo ou a mesa, ai o barato vai sair caro ou a ponta de nylon se vc erra o corte ela entra de vez vai see bem dificil tirar ela

Reply
avatar
Anônimo
admin
segunda-feira, 24 outubro, 2022 ×

2022, testado e aprovado. Lixei direitinho a ponta, cortei com estilete, fiz um negócio bem cirúrgico aqui e ficou idêntico a peça original. E eu não gastei nada por que aqui em casa já tem nylon para roçadeira. Coisa maravilhosa. Obrigado

Reply
avatar

Deixe seu comentário! Críticas construtivas e sugestões são muito bem vindas. ConversionConversion EmoticonEmoticon