Imagem com link para assinatura no Mozilla Thunderbird




Sim! É possível inserir sua assinatura personalizada com logo e link incorporado no Mozilla Thunderbird: para conseguir, basta apenas uma noçãozinha de HTML.

Muita gente já optou por migrar seus serviços de mail do Windows Live para o Thunder depois da ultima safra de bugs da atualização para Win7. Eu mesma indexava várias contas através pelo Live, mas quando ele cismava, congelava os mails da minha conta de domínio que, coincidência ou não, é Google.  ¬¬



Bom, destrinchar elogios ao Thunderbird aqui não é o foco, embora esteja gostando bastante: ele recebe e envia todas as contas de mails que tenho (Yahoo!, Gmail, Bol) com bastante eficiência. Mas eu queria mais: poder linkar o meu site à assinatura, assim quem recebesse um mail meu tivesse opção de clicar sobre a assinatura e cair direto no meu site.  Prático, não? E perfeitamente possível.

Você pode criar sua assinatura como uma imagem comum, que pode incluir a logo de sua empresa, seus telefones e dados: eu incluí tudo numa imagem só, para ficar mais leve. Como você vai fazer isso, fica por sua conta: eu criei a minha em Illustrator, e exportei em PNG-8 para dar melhor nitidez de contornos, além do fundo transparente deixa-lo mais leve. Importante: dê atenção à definição da imagem, que para web tem de ter 72dpi (não mais que isso), e redimensione exatamente para o tamanho que você quer que ela apareça no corpo do mail. Nem tente redimensionar direto no corpo do mail: é um saco!



Depois disso, vem a parte que requer mais atenção: upar a imagem no seu servidor. Eu tenho hospedagem pelo Net2Ftp, mas você pode usar outros servidores de hospedagem que tenha certeza que não vai apagar seus arquivos. Dá pra usar o Flickr ou o Picasa também, pois o importante é copiar o link corretamente - uma letra errada e não vai funfar. Se tiver dúvida, basta clicar na imagem com o botão direito, e escolher a opção "Exibir imagem": o link que aparecer na sua barra de navegação é o correto.



Feito isso, vamos ao Dreamweaver. Pra quem é fera em HTML e bom de cabeça, faça no Bloco de Notas, mas prefiro o Dream pela praticidade, pois ele dá os códigos prontos (não dá pra lembrar todos os valores de cabeça, né? ^^"). Abra um novo arquivo em HTML, e em Properties, zere as margens. Feito isso, vá no menu Insert>images, e procure o arquivo a sua assinatura no seu servidor onde foi hospedado. Desse ponto, o Dreamweaver vai aprontar todas, para quem não tem o site criado na própria máquina, ou quem já tem o FTP linkado a ela (como no meu caso). Ignore isso! O importante é que ele lhe ofereça a preciosa linha de códigos que você vai usar no Thunder.

Atenção aqui: Se o Dream te atrapalhar em algum ponto, é só copiar o link da sua assinatura que já está hospedada e substituir o link entre os valores a href e img src. Trocando em miúdos, se você é preguiçoso e quer o código pronto, a linha que você precisa é essa aqui:



Substitua os meus valores paliativos pelos seus, e não se esqueça de configurar os valores width="largura" height="altura" - minha assinatura tem 380 por 70px, portanto modifique os valores adequando-os à sua própria, para não distorcer.  Zere a border, senão vai aparecer uma borda em volta da imagem quando for anexada no mail.

Falta pouco! Agora vamos inserir essa informação no Thunderbird. Vá ao menu Ferramentas > Configurar Contas. Na janela que irá aparecer, você poderá encontrar todas as informações das contas que adicionou no Thunder. Basta habilitar a caixa de diálogo "Texto da assinatura: Usar HTML", e inserir sua linha de código.



Ah, e não se preocupe se o cursor não virar "mãozinha" enquanto estiver redigindo o mail. O link opera quando for enviado, faça o teste enviando um mail para si mesmo. Pronto! É só isso. Fácil, né?



Editado em 25/09/13: Mas assinatura aparece lá embaixo, no pé da mensagem, e eu quero que ela apareça em cima... #comofas? 

 

Para que a assinatura apareça no topo da mensagem e não lá no final (onde ninguém vai ler, dependendo do tamanho da 'conversa' e da quantidade de participantes em cópia)  é só ir em 'Configurar esta conta', e clicar em 'Editar e Endereçar'. No campo onde aparece "Inserir a assinatura no:", selecione a opção no dropdown 'Início da mensagem'. Pronto!

Quem leu todos os comentários dessa postagem logo abaixo, reparou que esta foi uma contribuição  kibada da mensagem  do visitante DIOVANE. Valeuzão por contribuir com esta informação, champz! Todos os usuários de Mozilla Thunderbird que tinham essa dúvida até cair aqui te agradecem. ☺

http://gif-central.blogspot.com.br/
Próximo
« Prev Post
Anterior
Next Post »

12 comentários

Clique e deixe seus comentários
Anônimo
admin
terça-feira, 13 dezembro, 2011 ×

Ok! Procurava como anexar uma imagem na assinatura das mensagens do Thunderbird e com o passo-a-passo funcionou direitinho. Parabéns e muito grato.
Leo de Vitória.

Reply
avatar
sábado, 24 dezembro, 2011 ×

Meio trabalhoso, mas dá certo! Obrigada pela visita! \o/

Reply
avatar
Anônimo
admin
terça-feira, 20 novembro, 2012 ×

Salvou minha vida! rsrsrs... Sabe me dizer como faz pra ela não ficar embaixo quando o cara vai responder um e-mail?? Ela ta ficando no rodapé e não no topo...

Reply
avatar
sábado, 05 janeiro, 2013 ×

Cara, não sei! Vou descobrir e posto aqui de novo, deixa teu nome pra eu te avisar! Abraços e valeu pela visita! ^^

Reply
avatar
DIOVANE
admin
quarta-feira, 25 setembro, 2013 ×

Caso ainda estejam precisando, para a assinatura não ficar embaixo é só ir em configurar esta conta (clica bem em cima do nome da conta lá no canto esquerdo que vai aparecer esta opção). Clique em "Editar e Endereçar". Agora no campo que diz "Inserir a assinatura no:", selecione a opção no dropdown "Início da mensagem". Pronto!

Agora eu só preciso descobrir como tirar a transparência que o maldito do Thunderbird lindo tá colocando. Se alguém souber ajude por favor.

Reply
avatar
quarta-feira, 25 setembro, 2013 ×

Muito obrigada pela valiosa dica, será acrescentada no post, Diovane!

No caso da 'transparência' que você citou, seria a transparência da assinatura? Porque se for o caso, basta mudar a extensão de png para jpg - ou, na hora de salvar o arquivo, desabilite a checkbox 'Transparency', e ela irá sumir.

Reply
avatar
Bruno Oliveira
admin
quarta-feira, 16 outubro, 2013 ×

Onde fica essa checkbox de 'Transparency'?

Reply
avatar
quarta-feira, 16 outubro, 2013 ×

@Bruno Oliveira, observe a segunda imagem do tutorial. Quando você clica em 'Salvar para Web' no Photoshop, irá abrir aquela janela da segunda imagem. A checkbox 'transparency' fica logo acima da dropdown escrita 'No transparency dither' (se tu olhar nessa mesma imagem, até aparece um pedacinho dela).

Outra alternativa, a mais simples, é salvar a imagem em jpg. ^^

Reply
avatar
Bruno Oliveira
admin
quarta-feira, 16 outubro, 2013 ×

Pensei que fosse possível realizar essas alterações via Thunderbird. Nessa parte de Photoshop é com outra pessoa do TI, vou repassar a informação.
Mais tarde volto e confirmo se deu tudo certo!

Reply
avatar
Bruno Oliveira
admin
quarta-feira, 16 outubro, 2013 ×

Outra observação, é que a assinatura não é composta apenas pela imagem gerada no Photoshop, algumas coisas são escritas no HTML direto e mesmo assim ela fica com transparência por completo.

Reply
avatar
quarta-feira, 16 outubro, 2013 ×

Sim, @Bruno Oliveira! Eu mesma, depois de um tempo, passei a usar a assinatura toda em HTML porque os antispammers de alguns dos meus clientes não recebiam e-mails com imagens. Mas no caso deste tutorial, eu opinei por fazer a assinatura inteira no Photoshop por causa das fontes e grafismos. ^ ^

Porém, este tutorial serve também para imagens simples como apenas a logo da empresa, podendo ser complementada pela assinatura HTML. Obrigada por postar, e se puder, confirme se deu tudo certo contigo aí! =D

Reply
avatar
Unknown
admin
terça-feira, 18 abril, 2017 ×

Ola!

Sou novo no Monzilla Thanderbird e estou com duvidas em como configurar uma assinatura nas respostas e encaminhamento de e-mails.

Minha assinatura é do tipo *.jpg e ao enviar e-mail esta indo corretamente, meu problema é ao responder ou encaminhar ela não aparece.

Desde já agradeço a ajuda.

Reply
avatar

Deixe seu comentário! Críticas construtivas e sugestões são muito bem vindas. ConversionConversion EmoticonEmoticon