Pearl Jam e as mazelas da natureza humana

O assunto de hoje é um videoclipe de uma banda que adoro: "Do the Evolution", do Pearl Jam (Yield, 1998), é mais do que um clipe sobre destruição e morte. É um resumo do pior da natureza humana.



Vencedor do Grammy Award de 1999 na categoria Melhor Clipe de Animação, foi co-dirigido por Kevin Altieri, conhecido por sua direção em Batman: The Animated Series e o fodástico Todd McFarlane, mais conhecido por seu trabalho com o popular livro de quadrinhos Spawn e vários clipes do Korn. O vídeo foi produzido por Joe Pearson, e foi escrito e desenvolvido por Pearson e Altieri com a contribuição de McFarlane e do próprio vocalista Eddie Vedder. O tempo de produção total no video musical foi de 16 semanas.

O vídeo trata do paradoxo da evolução humana enquanto espécie que, mesmo orgulhosa de seu patamar evolutivo, não se desapegou de seus instintos mais primitivos. E que, para a satisfação desses mesmos instintos que assombravam seus ancestrais, não se furta ao uso da tecnologia para destruir o próximo e o meio em que vive. Mesmo consciente de que isso culminará em sua própria destruição e na de seus descendentes, alegremente transmite o seu legado maldito às gerações posteriores - tal qual reza o conceito de evolução de Darwin. A questão é: estamos evoluindo ou involuindo?

Aliás a presença da Morte, velha conhecida dos fãs da série Sandman (DC Comics/Vertigo), evidencia que apesar de tudo o que o ser humano persegue durante sua vida - prazer, luxo, dinheiro, poder, vaidade - tem apenas um único e inevitável fim. Assista e tire suas próprias conclusões, afinal há uma infinidade de mensagens subliminares por toda a animação.



Do The Evolution (Letra)

Woo
I'm ahead, I'm a man
I'm the first mammal to wear pants, yeah
I'm at peace with my lust
I can kill, 'cause in God I trust, yeah
It's evolution, baby

I'm at peace, I'm the man
Buying stocks on the day of the crash
On the loose, I'm a truck
All the rolling hills, I'll flatten 'em out, yeah
It's herd behavior, uh huh
It's evolution, baby

Admire me, admire my home
Admire my son, he's my clone
Yeah, yeah, yeah, yeah
This land is mine, this land is free
I'll do what I want, but irresponsibly
It's evolution, baby

I'm a thief, I'm a liar
There's my church, I sing in the choir
(Hallelujah, Hallelujah)

Admire me, admire my home
Admire my son, admire my clothes
'Cause we know, appetite for a nightly feast
Those ignorant Indians got nothin' on me
Nothin', why?
Because... It's evolution, baby!

I am ahead, I am advanced
I am the first mammal to make plans, yeah
I crawled the earth, but now I'm higher
2010, watch it go to fire
It's evolution, baby!
It's evolution, baby!
Do the evolution
Come on, come on, come on


Faça a Evolução (Tradução)

Woo
Eu estou a frente, eu sou o homem
Eu sou o primeiro mamífero a usar calças, yeah
Eu estou em paz com minha luxúria
Eu posso matar, pois em Deus eu confio, yeah
É a evolução, querida

Eu estou em paz, eu sou o homem
Comprando ações no dia da quebra
À solta, eu sou um trator
Todas as colinas, eu irei aplanar todas elas, yeah
É comportamento padrão, uh huh
É a evolução, querida

Me admire, admire meu lar
Admire meu filho, ele é meu clone
Yeah, yeah, yeah, yeah
Esta terra é minha, esta terra é livre
Eu faço o que eu quiser, mas irresponsavelmente
É a evolução, querida

Eu sou um ladrão, eu sou um mentiroso
Esta é minha igreja, eu canto no coro
(Aleluia, Aleluia)

Me admire, admire meu lar
Admire meu filho, admire minhas roupas
Porque nós sabemos, tenho um apetite por banquete noturno
Esses índios ignorantes não conseguem nada de mim
Nada, por que?
Porque... É a evolução, querida!

Eu estou a frente, eu sou avançado
Eu sou o primeiro mamífero a fazer planos, yeah
Eu rastejei pela terra, mas agora eu sou superior
2010, assista isso ir para o fogo
É a evolução, querida!
É a evolução, querida!
Faça a evolução
Venha, venha, venha


Próximo
« Prev Post
Anterior
Next Post »

Deixe seu comentário! Críticas construtivas e sugestões são muito bem vindas. ConversionConversion EmoticonEmoticon